domingo, 30 de setembro de 2012

O que é perfil ICC?



O que é um perfil ICC?

Um perfil ICC (acrónimo para International Color Consortium) é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Ele pode ser usado em conjunto com a tecnologiaColorSync da Apple e aplicações como por exemplo o Adobe Photoshop para corrigir imagens de cores, igualar cores tão próximo quanto possível do scanner ao monitor e à impressora e provas, e também simular a aparência de imagens de máquinas impressoras.
ICC significa International Color Consortium – Consórcio Internacional de Cores, o qual é um grupo de fabricantes lideres de produtos de imagem digital que inclui Adobe, Agfa, Apple, Fuji, Microsoft e outros. O ICC tem desenvolvido especificações para descrever como os dispositivos criam cor e esta informação está incorporada na estrutura de um perfil ICC.

Porque perfis personalizados?

Cada máquina gráfica possuem características de impressão que determina seu espaço de cor, mesmo entre duas máquina de mesmo modelo e fabricante a variação tonal é considerável, por isso da criação de um sistema que lê esse espaço de cor e cria um arquivo com todas as informações necessárias para que se possa simular essas cores no monitor ou em uma máquina de prova, é claro que todo o seu sistema tem que estar calibrado, desde o monitor a sua máquina de impressão.
Os perfis evitam que você tenha que colocar o trabalho na máquina, evitando horas em sua produção que geram custos astronômicos, facilitando o trabalho do arte finalista que já vê o resultado em sua tela e do cliente que recebe uma prova com quase 90% de fidelidade.

As cores serão exatas com a aplicação do ICC?

Isso é uma discussão complexa, a aproximação é um fato real, a exatidão em todos os sistemas que conheci, não existe, para se ter uma idéia nem a prova de máquina consegue ser repetida com exatidão na produção, sempre há variáveis que somente em produção é percebida e acabam mudando o resultado, tais quais, velocidade de máquina que em uma prova sempre é mais baixa, estabilização de água e tinta que só em produção é conseguida em caso de offset, etc. Por isso que por segurança da gráfica existem padrões de cores que vão do mínimo que o cliente admite até ao máximo, com cores mais fortes, determinando o desvio padrão de aceitabilidade do cliente.
Então se a máquina gráfica não garante exatidão a prova também não, dependendo do trabalho a aproximação é maior do que em outros, aí entra a experiência da equipe de trabalho que conhece alguns truques para melhorar essa aproximação, depois que o perfil for criado é só controlar a calibração do seu monitor e prova, quanto a máquina de impressão o controle é mais difícil e fundamental para manter sua prova o mais fiel possível.

O que eu preciso para usar o perfil?

Primeiramente seu monitor e prova precisam estar calibrados, existem vários aparelhos para calibrarem o monitor, a calibração é apenas para linearizar o monitor, é deixar as cores dentro de um padrão pré-estabelecido por normas técnicas, isso é determinante para que o perfil mostre na tela as cores corretamente.
Para uma prova, a calibração é um pouco mais complicado no caso irá necessitar de espectrofotômetro, para ler as cores que ela imprimi e ai o fundamento é o mesmo que a do monitor só que o espectrofotômetro da prova é bem mais caro que a do monitor, inclusive ele também calibra o monitor, também existem empresas especializadas que fazem esse trabalho de calibração de prova.
Apartir da calibração de seus dispositivos de saída, tem duas formas de usar o perfil, para aqueles que não tem uma máquina impressora, as arte-finalistas ou designers, terá que pedir para suas gráficas os perfis que eles usam sabendo que cada máquina tem o seu perfil, cada substrato (papel, plástico,etc) também tem um perfil,  com certeza terá menos problemas para determinar as cores de seus trabalhos e para aqueles que trabalham na gráfica você terá que criar o seu perfil através do spectrofotômetro ou contratar um empresa especializada. Vale apena.

Como eu uso meus perfis?

Você pode usar seu perfil no Photoshop, Illustrator, Corel Draw, nos programas que utiliza para fazer suas criações, no Photoshop você tem a opção de ver como fica as cores que criou no perfil que desejar ou converter aquelas cores que criou para espaço de cor do perfil, ou seja se fizer um laranja com 50% magenta e 100% de amarelo, terá 75% de magenta e 100% de amarelos, deixando seu laranja avermelhado, isso era o que sairia na máquina se não houver a conversão e esse resultado você enxerga no monitor, mas se caso converter com o perfil ele sairá 25% de magenta e 100% mudando a porcentagem mas mantendo a cor que escolheu.

Por quanto tempo o perfil é válido?

O perfil permanecerá válido até que alguma coisa ocorra mudando a forma como sua impressora irá produzir cores. Mudar o papel, trocar a cabeça impressora, ou comprar suas tintas de um diferente fabricante podem invalidar seu perfil e requerer a feitura de um novo.

Os perfis podem ser ajustados posteriormente a sua construção?

Acontecem casos em que o cliente deseja aproximar ainda mais algum aspecto do resultado a um original, e para isto pode haver um ajuste no perfil após a sua construção – por exemplo, para ressaltar a luminosidade ou para aumentar a saturação mantendo o balanceamento das cores assim como reduzir diferenças sutis entre o impresso e o original. Entretanto, este ajuste no perfil pode, eventualmente, beneficiar uma parte da imagem em detrimento de outras.    

Resultados obtidos com a implantação do Gerenciamento de Cores?

Hoje o gerenciamento de cores está bem mais fácil que há alguns anos atrás, quanto mais investirmos em treinamento e equipamento, mais próximo terá a sua prova da realidade da máquina, tem que se avaliar a necessidade de sua gráfica perante seus clientes, nem sempre é necessário comprar equipamentos e softwares de ponta que custam muito dinheiro e acabam tendo mais recursos do que necessita, a avaliação bem feita é determinante para ter um bom custo-benefício.
Não se esqueça que para o Perfil Icc funcionar, sua tinta, matéria prima e tudo que usa em sua máquina que influencia nas cores do impresso precisam ser bem controlados, a máquina precisa está sempre bem regulada, e em cada 6 meses refazer o Test-form, e recriar o perfil.
Mesmo com o seu custo, ainda é muito mais baixo do que colocar o trabalho na máquina e fazer uma prova, tendo que acertar as cores, demandando tempo, atrasos na produção e custos que não irão retornar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário